Tecnologias utilizadas no desenvolvimento do sistema WMS da Cyberlog

Atualmente, o uso de arquiteturas como servidores de aplicativos, bancos de dados relacionais, linguagens de programação de alto nível e outros, fazem parte de muitos dos processos de diversas empresas de software house.

Estas aplicações, em sua grande maioria, servem para desenvolver e entregar projetos complexos. E assim, como estas aplicações geram muitas vantagens competitivas a Cyberlog também faz uso para desenvolvimento do sistema WMS. Mas você sabe quais e o que são as tecnologias que utilizamos para que se torne possível entregar um sistema de qualidade?

Para que possamos desenvolver e entregar um sistema eficiente aos nossos clientes, utilizamos de diversos tipos de tecnologias, dentre elas estão os servidores de aplicativos, linguagens de programação e bancos de dados.

Mas você sabe o que é cada um desses?

Começaremos pelos Servidores de aplicativos, que consistem em servidores que disponibilizam um ambiente para a instalação e execução das aplicações de informática, centralizando e dispensando a instalação em computadores de clientes. O objetivo de um servidor de aplicação é facilitar o acesso aos programas sem que seja necessário instalar seus módulos nos clientes.

Dos diversos servidores de aplicações que há disponível para uso, utilizamos dois, sendo eles o GlassFish e o Payara.

O GlassFish é um servidor de aplicação open Source, sendo um software livre e que suporta todas as especificações da API JavaEE, o que permite que os desenvolvedores criem aplicações corporativas portáteis, escaláveis e fáceis de integrar como código legado.

Já o Payara é um servidor de aplicativos de código aberto, derivado do glassfish e que foi desenvolvido em 2014. Diferente do GlassFish, o sistema Payara constantemente atualiza as suas versões.

Assim como utilizamos alguns servidores de aplicações, também fazemos uso de diversas formas de linguagem de programação.

A Linguagem de Programação é um método padronizado, formado por um conjunto de regras sintáticas e semânticas de implementação de um código fonte, que pode ser compilado e transformado em um programa de computador, ou usado como script interpretado, que informará instruções de processamento ao computador.

Dentre as formas de linguagens que utilizamos, estão:

Java: Uma linguagem de programação orientada a objetos que foi desenvolvida na década de noventa por uma equipe de programadores chefiada por James Goslin. A linguagem de programação Java é a linguagem convencional da plataforma Java, porém, não é a única.

JavaScript: É uma linguagem de programação leve e interpretada. O navegador recebe o código JavaScript em sua forma de texto original e executa o script a partir dele.

HTML5: Esta é uma linguagem de programação que utiliza um código fonte para criar um conteúdo e deixa-lo organizado.

CSS: É uma linguagem de folha de estilos, usada amplamente na Web e criada com o propósito principal de estilizar páginas HTML.

SASS: Propõe manter a mesma lógica do CSS, porém, de uma maneira mais organizada, intuitiva e com trechos de código facilmente reutilizáveis.

PL/SQL: É uma extensão da linguagem padrão SQL. Permite que a manipulação de dados seja incluída em unidades de programas.

Delphi: É uma IDE para a programação de Pascal, também serve como compilador para a mesma linguagem e é muito utilizado no desenvolvimento de aplicações desktop.

Além dos servidores de aplicação e das linguagens de programação, algo muito importante no desenvolvimento de projetos, assim como para o sistema WMS, são os bancos de dados.

Os bancos de dados são conjuntos de arquivos relacionados entre si com registros sobre pessoas, lugares ou coisas. São coleções organizadas de dados que se relacionam de forma a criar um sentido e dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo cientifico. A principal aplicação de um banco de dados é o controle das operações empresariais, e os principais bancos de dados utilizados pela Cyberlog, são os bancos da Oracle e os bancos do PostgreSQL.

Oracle: Desenvolvido em 1977 por Larry Ellison, bob Miner e Ed Oatis, o banco de dados da Oracle se tornou o primeiro banco de dados relacional comercializado no mundo. Atualmente o banco de dados da Oracle é o mais utilizado no mundo, sua arquitetura é considerada flexível e rica em recursos para a otimização de performances.

PostgreSQL: Trata-se de um servidor de banco de dados para o armazenamento seguro das informações. O PostgreSQL suporta cargas de trabalho consideráveis e consegue processar grandes volumes de informações e mantém vários módulos para otimizar a performance das aplicações internas.

E para finalizar com os recursos utilizados, a Cyberlog também faz uso de sistemas operacionais, que consiste em programas cuja a função seja gerenciar os recursos do sistema, fornecendo uma interface entre o computador e o usuário.

Entre os sistemas operacionais que utilizamos estão:

CentOS 7 e 8: É uma distribuição Linux de classe corporativa, derivada de códigos fonte. O CentOS proporciona acesso aos softwares preparados especificamente para os sistemas da RED HAT ENTERPRISE LINUX. Proporcionando um alto nível de segurança e suporte.

Ubuntu Server: É um sistema operacional open source específico para servidores, que integra a gama de distribuições do Ubuntu desenvolvido pela Canonical. O Ubuntu server tem como foco as aplicações que preencham os requisitos para construção de um servidor completo, ou seja, relacionadas as redes e segurança da informação.

Windows Server: É um sistema operacional para servidor que permite que um computador opere os serviços de redes, tais como servidores de impressão, controladores de domínio, servidor de Web e servidor de arquivos. Seus principais benefícios estão na possibilidade da execução de múltiplas funções de servidor.

Android: O Android é um sistema operacional baseado no núcleo Linux, ele é conhecido por possuir um código aberto e uma série de possibilidades de personalização, hoje, seu principal colaborador é o Google.

É complexo e custoso o processo realizado internamente para que possamos entregar um sistema de qualidade e inovador a cada versão, poucos sabem da importância de todas estas tecnologias. A Cyberlog trabalha com as melhores ferramentas possíveis, visando entregar sempre um excelente resultado.

E você, já conhecia alguma destas aplicações citadas, já trabalhou com alguma delas?

Comente, curta e compartilhe este artigo, aproveite e leia também a outros artigos do site.

 

voltar