Logística de Distribuição

A logística de distribuição é o conjunto de atividades que envolvem a gestão das mercadorias, desde o momento em que elas saem da fábrica, até o momento de entrega ao cliente que as solicitou. Essa forma logística não se limita apenas aos setores de produção e transporte de produtos das empresas, mas envolve também, áreas que podem parecer improváveis, como o marketing e o comercial, que possuem papel fundamental na identificação do público alvo, momento de mercado etc.

Qual o foco da logística de distribuição?

Essa ramificação da logística possui como foco a distribuição das mercadorias. A logística de distribuição também contribui para que não ocorram desperdícios de tempo, dinheiro e diversos tipos de recursos, como mão de obra, matéria-prima e veículos utilizados nos transportes, visando assim, tornar esses processos mais ágeis, seguros e econômicos.

Benefícios proporcionados pela logística de distribuição.

A logística de distribuição proporciona benefícios a quem a utilizar, ou seja, tanto o fabricante/fornecedor ganha, quanto os clientes que receberão as mercadorias.

Fabricante/Fornecedor: Com a logística de distribuição, os fabricantes terão ciência de quanto foi produzido, bem como, se ocorreram excessos ou não, e se a quantia produzida será o suficiente para atender a demanda dos clientes.

Cliente: Essa forma logística permite que o cliente saiba qual a quantidade ideal de mercadoria que o mesmo precisará, bem como, para qual período essas quantias deverão estar disponíveis, isso evita situações de estoques vazios ou superlotados (em casos de clientes B2B).

A logística de distribuição e o B2B (Business to Business).

O b2b é um método de venda que ocorre quando uma empresa vende produtos, matéria-prima ou serviços para outras empresas, e, optar por utilizar a logística de distribuição, pode ser de grande valia para os gestores dessas organizações. Pense que o cliente citado acima, pode ser um distribuidor, atacadista ou varejista, nesse caso, todos eles são empresas, que estão recebendo de outras empresas, os materiais para sua comercialização, então, questões como avaliação do preço de frete, quantidade necessária para suprir demandas entre outras, passam pela logística de distribuição, que analisará os valores ideais a serem empregados nessa transação.

A logística de distribuição e o B2C (Business to Consumer).

Seguindo a ideia que fora abordada acima, após efetuada a transação entre as empresas, a logística de distribuição ainda pode ser utilizada, pois, as organizações ofertarão os produtos aos seus consumidores finais, e a logística de distribuição cuidará de detalhes como o transporte, registros de cargas, cuidados com o fisco etc, ou seja, tudo que ocorrer com o pedido, até o momento em que o consumidor receber o mesmo.

Diferenças entre a logística de distribuição e as demais ramificações da logística existentes.

A logística de distribuição é apenas uma das ramificações da logística tradicional, e cada ramificação é especializada em uma área, existindo algumas diferenças entre as mesmas.

Logística de suprimentos: Foca no planejamento, implantação e controle do fluxo de movimentação. A logística de suprimentos possui a função de gerenciar os materiais, garantindo a integridade do produto final e o prazo de entrega.

Logística de produção:  Trata da gestão e controle de matérias-primas, mão de obra e das informações referentes aos processos de produção, ou seja, o que é produzido, quando e onde os produtos são fabricados.

Logística reversa: Foca no caminho inverso ao da logística tradicional, ou seja, ela possui como foco o retorno dos produtos ao seu ponto de origem, incentivando o descarte correto das mercadorias pelos consumidores.

Cada ramificação da logística possui um propósito dentro das empresas, e todos eles proporcionam uma maior assertividade quanto as atividades relacionadas aos mesmos, e a logística de distribuição é mais um elemento importante que pode ser utilizado pelas empresas.  E você, já aplica esse método ou alguma outra forma logística na sua empresa?

Compartilhe esse artigo e leia os demais que foram publicados no site.

voltar