Funções do WMS – Separação

Dentre as funções disponíveis pelo WMS da Cyberlog, a separação é uma das tarefas de maior importância e que mais requer atenção dentro da operação logística.

Picking ou separação de pedidos é o ato de separar mercadorias de um local armazenado, quando solicitado pelo cliente. O sistema WMS da Cyberlog, ajuda a otimizar esta atividade.

A separação de pedidos é uma das áreas mais complexas do processo logístico, pois representa mais de 50% dos custos de um armazém, e os separadores chegam a gastar 70% do seu tempo movimentando-se de um lugar para o outro. Com a implantação do WMS da Cyberlog, o percentual de tempo perdido em movimentos desnecessários, é drasticamente reduzido.

Bem antes do produto ser entregue ao cliente, ele passa por diversos processos de movimentação, como seus processos de conferências, armazenagem, separação, consolidação e pôr fim a expedição.

Imagine ter que realizar a coleta de um determinado produto e localizá-lo dentro do CD de forma visual, com o auxílio do WMS da Cyberlog, o operador poderá verificar todas as informações que precisará para a realização da tarefa, bem como o layout do produto, sua rua, nível e apartamento. Sendo assim, ele será direcionado para o right spot (lugar certo) sem erros de percurso. O WMS da Cyberlog ainda analisa se há produtos suficientes para a demanda do pedido e, caso necessite, gera automaticamente os abastecimentos necessários para a ocorrência eficaz da separação do pedido. É importante observar que o operador pode consultar em tempo real, por meio de seu coletor, o estoque disponível para coleta no endereço.

O coletor de dados eletrônico pode utilizar os sistemas operacionais Windows e/ou Android, sendo responsável pela realização das tarefas encaminhadas pelo módulo de gerenciamento do WMS ao operador.

 

Os produtos podem ter diversos formatos de códigos, sendo eles:

– Código de barras;

– QR Code;

– RFID.

 

Oque são esses códigos?

Código de barras: É uma representação gráfica de dados numéricos ou alfanuméricos.

QR Code: É um código de barras, também conhecido como código bidimensional, na maioria das vezes seu escaneamento é realizado através de aparelhos celulares equipados com câmeras.

RFID: Conhecida também como Identificação por Rádio Frequência, é um método de identificação automática de sinais de rádio.

 

O sistema WMS pode permitir que se faça a separação das mercadorias da área de armazenamento para a expedição ou de uma área de armazenamento consolidada para uma área de separação secundária. Tais movimentações devem ser parametrizadas dentro do sistema.

O WMS veio para descomplicar e agilizar os processos realizados dentro de um armazém, e a separação é mais uma das muitas funções que, quando realizadas de forma correta, podem trazer assertividade e agilidade aos processos.

 

Muitos são os benefícios, não é mesmo?

Ficou interessado? Entre em contato conosco para obter mais informações.

 

 

voltar