Funções do WMS – Conferência Cega

É de conhecimento comum que o WMS é um sistema que permite a automatização dos processos de movimentação e proporciona um melhor gerenciamento do estoque, armazém, CD etc. Sabemos também que para a sua implantação ser bem-sucedida, a integração entre o sistema WMS e o ERP da empresa, deve estar bem estabelecida.

 

Após implantado com sucesso, o WMS pode oferecer um combo de funções a seus clientes, funções estas que reduzem as falhas e aumentam a acuracidade, a qualidade e a produtividade logística.

 

Nós lhe convidamos para, a partir de agora, conhecer um pouco de cada uma dessas funções, a começar pela CONFERÊNCIA CEGA.

 

O que é a conferência cega?

 

Dentre as inúmeras funcionalidades disponíveis pelo sistema WMS da Cyberlog, uma das que mais se destacam é a conferência cega. Esta operação consiste na comparação dos itens recebidos, com a quantidade de itens que constam na nota fiscal. Nesta forma de conferência de mercadorias, o operador que for designado como responsável pela realização da contagem, não terá acesso a nota fiscal dos produtos, ficando assim impossibilitado de saber as quantidades de cada item, o que por consequência torna obrigatória a realização da contagem.

 

 

Como Funciona?

 

Após o recebimento das mercadorias, os superiores responsáveis verificam as notas fiscais e o peso do caminhão, direcionando os mesmos às suas docas de descarga para posterior conferência e armazenagem.

 

A conferência cega do WMS da Cyberlog, acontece por meio de uma tarefa que será envida para o coletor do operador responsável pela contagem. Na conferência de entrada, o sistema aguardará o bipar de todos os códigos dos produtos recebidos. Cada produto lido é contabilizado, conforme os dados de unidade e fator estabelecidos para este, e essa informação coletada é justamente para viabilizar a comparação do valor informado pelo operador com a quantidade da nota fiscal, confrontando possíveis erros de entrega. É importante ressaltar que o operador não deve possuir acesso à nota fiscal, o mesmo deve receber apenas a tarefa através do coletor.

 

Ganhos

 

Com este método é possível resolver, de forma imediata, possíveis falhas ou erros em relação aos produtos recebidos, tanto no quesito de quantidade dos itens, lote, validade e espécie, como também na verificação de possíveis danos a carga, pois nesse processo, de conferência cega, também são informadas as avarias. Abstraindo a complexidade de execução da conferência das mãos do operador, e a transferindo para o sistema WMS, que resultará no aprimoramento da operação e reduzirá drasticamente as chances de erros passarem despercebidas. Além de induzir o operador a realizar a operação com extrema concentração, o que por consequência resultará em um aumento de produtividade e qualidade.

 

Interessante não é mesmo? O WMS da Cyberlog é repleto de funções que permitem soluções eficientes e eficazes a sua empresa, e a conferência cega é apenas uma delas.

 

Para obter informações mais detalhadas sobre o processo de conferência cega, ou os demais serviços disponíveis pelo WMS da Cyberlog, entre em contato conosco.

voltar