Funções do WMS – Abastecimento

Um dos serviços ofertados pelo sistema WMS da Cyberlog é o abastecimento. Este processo consiste no ato de transportar mercadorias de um endereço de pulmão para um endereço de coleta (Picking). Sendo esse um processo fundamental para o armazém, pois é uma das funções que mais impacta diretamente na realização de outros processos, como por exemplo, na separação de um pedido, expedição etc.  Por este motivo, o mesmo deve ser realizado da forma mais ágil possível.

Além de colaborar para que este processo se torne mais veloz, o WMS da Cyberlog disponibiliza diversos tipos de abastecimento para que o usuário decida qual deseja utilizar em seu depósito.

 

Dentre alguns dos tipos de abastecimentos fornecidos pelo WMS da Cyberlog, estão:

 

  • Abastecer o Picking no Recebimento: Ao habilitar este parâmetro no desktop, quando houver um recebimento de mercadoria e caso o picking deste produto esteja vazio, o sistema irá gerar um abastecimento para este picking antes de armazenar a mercadoria em um pulmão, assim, depois de abastecido o picking, o restante da mercadoria recebida será enviada ao seu pulmão correspondente.

 

  • Gerar Abastecimento Automatizado: Se habilitado, este tipo de abastecimento irá ocorrer quando houver alguma alteração que diminua a quantidade do produto alocado ao mínimo estabelecido para o endereço, podendo ser Separação, Transferência etc. Sua principal característica é que não ultrapassará o valor máximo definido para o picking, apenas irá abastecer até chegar ao valor máximo definido.

 

  • Abastecer Picking Sob Demanda Na Separação: Quando habilitada esta opção, ao gerar o mapa de separação do pedido e o sistema identificar que o endereço de picking não possui a quantidade suficiente de produtos para atender o mesmo, será gerado um abastecimento com as quantidades faltantes para o pedido. Nessa opção o sistema irá atender o pedido podendo deixar o picking vazio.

 

  • Somar a Quantidade do Picking ao Abastecimento Sob Demanda: Com está função, caso o picking do produto solicitado não contenha a quantidade necessária para completar o pedido, será gerado um abastecimento para que complete o pedido com a adição da quantidade necessária para manter o picking cheio.

 

 

A partir do tipo de abastecimento escolhido pelo usuário e habilitado no desktop, quando houver necessidade de abastecimento, o sistema WMS da Cyberlog identificará e criará uma tarefa para o referido picking. Esta tarefa possuirá três status que serão alterados automaticamente conforme a realização do serviço, sendo eles:

 

✅ Aguardando

✅ Executando

✅ Pronta

 

Com o WMS Cyberlog é possível atribuir a tarefa a um operador específico, também é possível reiniciar, suspender ou cancelar a tarefa de abastecimento, além de poder definir, aumentar ou diminuir a prioridade da mesma.

 

Há diversas opções de parâmetros disponíveis pelo WMS Cyberlog, cada uma oferecendo um “tipo” de abastecimento diferente.

 

Também é possível que se configure no CyberWeb, aplicação web de gerenciamento do armazém, os dias da semana em que ocorrerão os abastecimentos, bem como a hora ideal para seu início e seu encerramento.

 

Mas qual é a importância do abastecimento?

 

Para toda empresa que possua um depósito o processo de abastecimento é essencial, podemos interpretá-lo como um “fio condutor”, pois a partir da sua realização, como já citado no início do artigo, outros processos poderão ser executados, um exemplo bem específico é a separação de pedidos, uma vez que para separar, geralmente quantidades fracionadas, é necessário possuir estoque disponível no picking, e a partir da coleta os demais processos fluirão.

 

Imagine que o operador deva coletar os produtos de um pedido e que este pedido possui uma alta demanda de produtos, ao chegar ao endereço de picking, o mesmo percebe que não há as quantidades necessárias apenas naquele endereço, o operador imediatamente deverá “procurar” por um endereço que contenha as quantidades restantes do pedido. Sem o auxílio do sistema WMS isto  acarretaria em uma atividade muito morosa para a coleta do pedido, afetando diretamente no fluxo da operação; processos como embalagem do produto, consolidação e expedição, também seriam afetados, porém, com o WMS Cyberlog, esse processo torna-se ágil, pois o sistema irá avaliar a quantidade de produtos disponíveis no picking e se detectada a necessidade de abastecimento, o mesmo indicará o pulmão necessário para efetuar a retirada da mercadoria, evitando a perda de tempo do operador na procura e eliminando, ou ao menos reduzindo, o tempo de espera dos demais processos.

 

Se tivéssemos que definir o abastecimento em uma palavra seria “indispensável”, e com o auxílio do sistema WMS Cyberlog, esta aplicação torna-se ainda mais ágil e eficiente.

 

Gostaria de saber mais sobre o WMS da Cyberlog e todas as suas funcionalidades? Entre em contato conosco, estamos à disposição para esclarecimento de quaisquer dúvidas.

 

Compartilhe informação, curta e compartilhe este artigo

voltar