Analisando as operações de um depósito, percebemos que são muitos os processos que envolvem a armazenagem de um produto, como por exemplo, quando o item chega ao depósito e é conferido, o mesmo será armazenado até chegar o momento em que será solicitado pelo cliente, e então, separado, conferido, embalado, consolidado e expedido.
Mas você já se perguntou o que ocorre com os produtos que já possuem um destino antes mesmo de serem descarregados no CD da empresa? E você sabia que para esses casos, as empresas tendem a utilizar o CrossDocking?
Confuso? Vamos te explicar!
O que é o CrossDocking?
Assim como a conferência cega, a armazenagem, a transferência e diversos outros processos, o crossdocking também é uma função do sistema WMS, função esta que possibilita o envio dos produtos recém-chegados no armazém, diretamente para clientes ou para outros depósitos da empresa, sem que haja a necessidade de armazenar o produto.
Como funciona o CrossDocking do Sistema WMS da Cyberlog?
O crossdocking que o sistema WMS da Cyberlog oferece aos seus usuários, pode ser realizado em várias situações que como exemplo citaremos duas, sendo elas, quando o produto recebido já possuir um cliente que o adquiriu ou quando este item possuir como destino final um outro depósito da empresa. Veremos a seguir como o crossdocking funciona para ambos os casos.
Cliente: Nesse caso o produto no armazém, veio através de uma ordem de compra vinculada a um cliente, sendo assim, quando o produto chegar ao depósito, será utilizado o crossdocking. Nesse formato, o produto não passará pelos demais processos.
Depósito: O CrossDocking realizado para outro depósito, acontece quando a carga de pedidos que será descarregada no CD da empresa, possuir como destino final um outro depósito filial da mesma. Para que ocorra este processo pelo sistema WMS Cyberlog, o produto em questão deverá estar cadastrado em ambos os depósitos.
A partir da chegada do produto no depósito destino, será realizada a conferência desses itens. A partir da conferência, o operador poderá iniciar o processo de crossdocking através do sistema WMS.
Ganhos
O crossdocking (cruzar as docas) colabora com a diminuição de custos relacionados ao estoque, pois através dele a utilização de espaço no estoque é reduzida, além de proporcionar um aumento da eficiência logística, pois a velocidade do deslocamento do produto é significativamente aumentada.
Você já conhecia este processo? Conhece alguma empresa que já possui esta forma de envio?
Compartilhe conhecimento, divulgue esse artigo, curta e de uma olhadinha nos demais artigos do site.