Logística Reversa

Atualmente, o planejamento logístico é indispensável para as empresas, pois, ela é a responsável pelo processo de envio dos produtos aos seus consumidores finais. Mas, sua importância não se resume apenas a empresas, sem uma logística estruturada, muitas atividades importantes que acontecem pelo mundo seriam paralisadas, como por exemplo, a chegada de combustível para o suprimento da população, o que, afetaria a vida de muitas pessoas.

A logística possui quatro ramificações, sendo elas, a logística de produção, a logística reversa, a logística de suprimentos e por fim, a logística de distribuição.

Mas você já ouviu falar especificadamente sobre cada uma delas? Hoje, traremos alguns fatos e curiosidades a respeito da logística reversa.

A logística reversa, tem o papel de realizar o caminho inverso ao das outras ramificações da logística, ou seja, enquanto a logística convencional possui como foco o cuidado em todos os movimentos da produção de um item, até sua chegada ao consumidor final, a logística reversa possui como foco, o retorno dos produtos ao seu local de origem. O roteiro traçado pela logística reversa é composto por seis etapas, iniciando em:

Indústria: O processo da logística reversa começa na indústria, onde o produto é desenvolvido. Porém, este também é o ponto final de todo o ciclo, onde o produto deverá retornar.

 Distribuidor: Após o processo de desenvolvimento do produto ser finalizado, o mesmo será encaminhado para os distribuidores, que serão os encarregados pela distribuição do produto as lojas.

Varejo: No varejo, o produto estará disponível para o consumidor.

Consumidor: No momento em que o consumidor adquire o produto, é que a logística reversa começa a se intensificar, pois, é a partir das ações tomadas por ele, que a logística reversa será ou não concluída.

Coleta: Quando o consumidor descarta corretamente o produto utilizado, é realizada a coleta deste material, sendo este, um dos principais pontos da logística reversa, pois, caso o consumidor não faça a separação adequada do produto, não será possível concluir as demais etapas.

Reciclagem: E por fim, ocorrerá a reciclagem dos produtos, que, após passarem pelos devidos processos, estarão aptos à retornarem à indústria e iniciar novamente seu ciclo de comercialização.

Com todas estas etapas concluídas, o ciclo novamente se iniciará fazendo com que a logística reversa se comporte como um fluxo contínuo.

Para que todo esse processo logístico funcione, são necessários alguns elementos, como por exemplo, a já citada colaboração do consumidor final, sem a cooperação do mesmo, e a adequada separação dos produtos para a coleta, torna-se impossível completar as demais etapas da logística reversa.

 

A logística reversa recebeu maior importância, após a nova legislação (Lei Nº 12.305) que possui como foco a proteção ambiental.

Exemplos de produtos que podem participar da logística reversa:

Pneus;

Óleos Lubrificantes;

Baterias automotivas;

Embalagens de agrotóxicos;

Eletroeletrônicos;

Lâmpadas Fluorescentes;

Medicamentos Vencidos;

Vidros.

Uma das principais preocupações da logística reversa, certamente está ligada ao meio ambiente e a sua preservação.

E quais são os benefícios que a mesma pode oferecer para as empresas?

Empresas que decidirem adotar essa forma de aplicar a logística, terão de se adaptar a muitas situações, bem como, conciliar as demais ramificações da logística a esta nova forma logística. Também deverão cumprir todas as normas previstas em lei, como aterros específicos, para o descarte dos produtos, usinas de tratamento, etc. Entretanto, todo este esforço pode ser recompensado com o tempo.

Dentre algumas das principais vantagens da logística reversa, estão:

Redução de custos;

Melhoria em processos produtivos;

Desenvolvimento de relacionamento com a sociedade;

Ampliação das vantagens competitivas.

A logística reversa, definitivamente veio para ficar, e aos poucos, as empresas estão passando a conhecê-la e a aplicá-la. E você, já tinha ouvido falar sobre a logística reversa alguma vez? Quer compartilhar conhecimento novo? Indique esse artigo a um amigo.

Para maiores informações sobre logística em um modo geral, contate-nos.

voltar